sábado, 8 de outubro de 2011

Textos em defesa da língua (2) - Luis de Almeida Braga


http://www.maltez.info/
respublica/topicos/aaletrab/

braga,_l._a..htm
Defender a língua da confusão cosmopolita é tarefa que não pode adiar-se. O valor político do idioma não consiste apenas em afirmar a nacionalidade; reside sobretudo em ser o instrumento activo das suas tradições.
A corrupção babélica da língua é coisa bem diferente das transformações inerentes à própria evolução vital. A formação orgânica de novos vocábulos, novas acepções acrescidas às de antigo uso, arcaismos que remoçam, a adaptação de vozes expressivas e precisas, alterações sintácticas que favorecem a harmonia e a clareza, tudo isso deixa a salvo a integridade do idioma: é o movimento da sua própria evolução. Mas o que não pode tolerar-se é a formação das palavras castiças, o abuso do estrangeirismo estridente e inútil, o emprêgo absurdo das preposições, a introdução de sons estranhos à música da nossa língua, — “a que primeiro praguejou com a tempestade oceânica e a primeira que traduziu a alma das imensas distâncias - a saudade”...
É do vosso aplaudido João Ribeiro (não ignorais) esta bela frase onde, como nos búzios o mar, o génio puro do idioma pátrio longamente ressoa.
Língua Portuguesa, trino de ave no fino azul e trovão que abala o céu; meiga e brava, que ora se roja como as ondas na areia, - quando soluça e chora, ora como as ondas se alevanta e encrespa,- quando ruje, amaldiçoa ou ameaça!
Veio-lhe do arfar das naus a cadência lânguida, e o mar lhe pegou o cheiro que tem a algas e sargaço. Fogosa como corcel de batalha, é dócil como o vime. Urdida na penumbra das ramadas e bordada sob laranjeiras em flor, é branda e cândida, boa para confessar baixinho segredos do coração e o abrir e abrasar em arroubos místicos…
Língua em que o Sol se namorou da névoa e criou a neblina para ensinar o gôsto musical das palavras, que mais do que dizem, deixam adivinhar… Língua de esmeraldas e madrepérolas, a mais terna entre todas e a mais linda, ¿como não amar-te?
Não é o idioma de um povo mercadoria que se lhe ponha à escolha para pegar ou deixar; històricamente associado o povo à formação da língua, ela é parte consubstancial do seu próprio ser. Quando a linguagem se vicia de tal modo que ameaça corromper-se e tornar-se dialecto, necessário é voltar à canteira maternal, às aldeias e aos montes, à rústica plebe, aos livros vélhos e esquecidos.
A língua em que os Trovadores dos Cancioneiros cantaram as suas coitas de amor, soluçou Bernardim suas pungentes saüdades e os chistes de Gil Vicente são ainda lição e exemplo; a língua em que Fernão Lopes presentiu a nova idade do mundo e Azurara pôde Ouvir os Altos Infantes diante dos muros de Ceuta; a língua através da qual Tomé de Jesus e Heitor Pinto deixam entrever o Céu e João de Barros e Diogo do Couto, por entre rufar de tambores, estrondos de trombetas e bombardas, tinir de lanças e adagas, amostram o Oriente a arder num perfumado braseiro de enfurecida glória, - toda a azafama dos Descobrimentos, trabalhos do mar, perigos da terra…; a língua em que Bernardes transforma as palavras em beijos para falar de Jesus e Vieira se atreve a reprender a Deus senão ajuda bem os Portugueses na defesa dos bastilhões brasileiros, ei-la agora, tendo rodeado o mundo e por êle se repartido em pedaços, desde Ceilão à Polinésia, desde Malaca ao Japão, que serena e altiva, ao jeito de Camões, !”na quarta parte nova os campos ara”!
Pelos séculos fóra, para além da morte, devia comemorar-se quotidianamente sobre o altar o milagre da fala que nos irmana. Assim o quis António Cavide, que serviu a El-Rei Dom João IV com grande confiança e foi seu Mantieiro e Escrivão da Câmara, na cláusula da escritura de doação feita em 1667 aos Eremitas de Nossa Senhora da Graça, estabelecendo e exigindo para sempre que em cada dia do ano fôsse rezada uma Missa por todos os que falarem a língua portuguesa.
¿Onde houve já idioma que merecesse tão religioso carinho? ¿Onde se encontra mais comovida confissão do imortal encanto da nossa linguagem, da solidariedade eterna que ela entre nós estabelece?


Extracto de Conferência realizada na Faculdade de Direito de São Paulo (Brasil)
Luis de Almeida Braga in Paixão e Graça da Terra, 1932, Livraria Civilização

Sem comentários:

Enviar um comentário